Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Efetuar Logon
Login:
Senha:
Programa: Histórico

 O Programa Escola de Conselhos, aprovado em abril de 2005, é resultado de uma história que se inicia em 1997 com o projeto de extensão Centro de Estudos, Formação e Informação em Políticas Públicas Voltadas ao Atendimento e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. No âmbito deste projeto encontravam-se “Escola de Conselhos”, “Banco de Dados” e “Centro de Documentação”. Também é neste ano que a logomarca até hoje utilizada foi concebida pelo autor do projeto de extensão.

Desde então, inúmeras atividades foram realizadas voltadas ao aperfeiçoamento e qualificação da participação da sociedade na definição e controle das políticas públicas de atendimento e defesa dos direitos humanos e da cidadania, em especial dos atores que compõem a rede de defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Além de uma série de atividades voltadas ao apoio e assessoria técnica aos órgãos e instituições que atuam na área, a Escola de Conselhos tem se ocupado da formação teórico-prática das pessoas que compõem colegiados da área da infância, com vistas a uma atuação conseqüente quando de seus envolvimentos nos processos de elaboração, de acompanhamento e controle das políticas públicas. Com isso busca oferecer instrumentos para a evolução do processo de mobilização e articulação sócio-política.

O fortalecimento da Escola de Conselhos, produto de inúmeras parcerias, o aumento da demanda e a necessidade de institucionalização de uma idéia, respaldadas pelas normas da UFMS, definiram os rumos para a elaboração do Programa.

De acordo com as normas de Extensão da UFMS, em consonância com o Plano Nacional de Extensão, um programa de extensão constitui-se em um “conjunto de projetos de caráter orgânico-institucional, com clareza de diretrizes e voltados a um objetivo comum”. Dessa forma, o Programa Escola de Conselhos contempla essa modalidade de extensão universitária, aportando diferentes ações e projetos de extensão desenvolvidos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no campo dos Direitos Humanos e Sociais, em especial as ações destinadas ao aprimoramento de políticas públicas voltadas às áreas da criança e do adolescente, do trabalho, emprego e renda, do controle social e das minorias étnicas e raciais.

Síntese de um trabalho coletivo, interdisciplinar, comprometido com as reais necessidades e interesses da sociedade brasileira e em permanente interlocução com as políticas públicas o Programa Escola de Conselhos, além de contemplar diversas linhas de extensão da UFMS, materializa as diretrizes do Plano Nacional de Extensão: Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; Interdisciplinaridade; Impacto social; Relação dialógica com a sociedade.

 
LEDES.NET

© CopyRight 2011 ¤ Programa Escola de Conselhos
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ¤ Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis
Cidade Universitária ¤ Caixa Postal 549 ¤ CEP 79070-900 ¤ Campo Grande, MS - Brasil
Telefone/Fax: 67 3345-7724 ¤ escoladeconselhos@ufms.br