Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Efetuar Logon
Login:
Senha:
mais depoimentos »
B) Instrumento de proteção integral às nossas crianças e aos nossos adolescentes - Carlos Alberto Garcete (18 anos)


"Comemoramos neste ano a maioridade civil de nosso Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal n. 8.069, de 13 de julho de 1990).

Nós que estamos a atuar à frente da Vara da Infância e da Juventude de Campo Grande e a lidar, no dia-a-dia, com situações as mais ignóbeis, irresignantes e incompreensíveis, não temos dúvidas em asseverar o quão importante foi - e tem sido - essa ferramenta de trabalho.

Ao contrário do revogado Código de Menores, temos, hodiernamente, um instrumento moderno, expedito e assecuratório da proteção integral às nossas crianças e aos nossos adolescentes. Se bem que, nem sempre, as ferramentas são tão eficazes quando seus operadores não a sabem manuseá-las com a destreza recomendada, conforta-nos saber que, nessa luta cotidiana, muitos são os soldados que se entregam de corpo e alma por essa causa com vistas a mitigar o sem-número de problemas existentes nesta seara.

Oxalá que, com a maioridade civil de nosso ECA, essa maioridade também se materialize na consciência adulta daqueles que têm o poder de proporcionar à população e, sobretudo, à infância e à juventude toda a sorte de políticas públicas voltadas ao ser-humano em fase de desenvolvimento, o que, seguramente, só fará ganhar o nosso Brasil e o futuro desta nação.

Parabéns ECA, parabéns Brasil".

Fonte: Carlos Alberto Garcete - Juiz da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso
LEDES.NET

© CopyRight 2011 ¤ Programa Escola de Conselhos
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ¤ Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis
Cidade Universitária ¤ Caixa Postal 549 ¤ CEP 79070-900 ¤ Campo Grande, MS - Brasil
Telefone/Fax: 67 3345-7724 ¤ escoladeconselhos@ufms.br