Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Efetuar Logon
Login:
Senha:
Título: Escola que Protege: a escola como espaço de identificação e prevenção de violência sexual contra crianças e adolescentes - Campo Grande/MS ações de continuidade
Tipo: Curso
Coordenador: Constantina Xavier Filha
Abrangência: Campo Grande (MS)
Público Alvo:
Período de Inscrições: 01-06-2007 a 01-06-2008
Período do Curso: 01-06-2007 a 26-06-2008

O presente projeto de extensão tem como propósito dar continuidade as ações desenvolvidas em outro projeto intitulado Escola que Protege: A Escola como espaço de identificação, prevenção e enfrentamento de violência sexual contra crianças e adolescentes Campo Grande/MS, realizado no segundo semestre de 2006, mediante convênio celebrado entre o Ministério da Educação (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade SECAD/MEC) e a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. O projeto nacional compreendia capacitação a distância, coordenada pela Universidade Federal de Santa Catarina e, nos estados, pelas universidades locais. Em Campo Grande foram capacitados/as 76 profissionais dentre professores/as, orientadores/as, supervisores/as das Escolas Municipais e profissionais da Secretaria de Estado de Educação, além de profissionais que atuam na rede de proteção à criança e ao adolescente no município. O referido projeto, em sua etapa presencial, ocorreu mediante etapas a destacar: seminário inicial; oficina; atividades orientadas e seminário final, totalizando 60 h/a. Decorrente das avaliações realizadas pelos/as cursistas no final do processo, percebeu-se um desejo do grupo pela continuidade das discussões, estudos e trocas de experiências para atuar diante da problemática da violência na escola, especialmente quanto à abordagem da criança vitimizada e a notificação dos casos de violência.

O êxito alcançado nesse projeto, retratado nas avaliações dos participantes que apontaram, em especial, a necessidade de continuidade de processo de fortalecimento dos profissionais que atuam na educação em relação ao tema, fez com que a UFMS elaborasse uma proposta complementar por meio deste projeto de continuidade, agora denominado, Escola que Protege: a escola como espaço de identificação e prevenção das múltiplas violências contra crianças e adolescentes Campo Grande/MS Ações de continuidade, que será realizado sob três eixos: Pesquisa; Capacitação; Atividades de socialização. O referido projeto destina-se exclusivamente à capacitação dos/as cursistas que participaram do projeto inicial ocorrido em 2006.

Este novo projeto de extensão, igualmente coordenado pelo Departamento Educação/CCHS no âmbito do Programa Escola de Conselhos-PREAE/UFMS, não conta nesta edição, com financiamento por parte do Ministério da Educação. Trata-se, portanto, da preocupação da equipe da UFMS para com o público participante da primeira edição, tendo como objetivo propiciar a continuidade dos momentos de estudos e discussões sobre a temática das múltiplas violências contra crianças e adolescentes.

LEDES.NET

© CopyRight 2011 ¤ Programa Escola de Conselhos
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ¤ Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis
Cidade Universitária ¤ Caixa Postal 549 ¤ CEP 79070-900 ¤ Campo Grande, MS - Brasil
Telefone/Fax: 67 3345-7724 ¤ escoladeconselhos@ufms.br