Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Efetuar Logon
Login:
Senha:
Título: Escola que Protege: a escola como espaço de identificação e prevenção das múltiplas violências contra crianças e adolescentes Campo Grande/MS expansão
Tipo: Curso
Coordenador: Constantina Xavier Filha
Abrangência: Campo Grande (MS), Paranaíba (MS), Ponta Porã (MS)
Público Alvo:
Período de Inscrições: 01-01-2008 a 28-02-2009
Período do Curso: 01-01-2008 a 28-02-2009

Trata-se de projeto de extensão que visa capacitar profissionais de educação e os/as que atuam na rede de proteção aos direitos de crianças e adolescentes nos municípios de Campo Grande, Paranaíba e Ponta Porã. Faz parte de projeto mais amplo coordenado pela SECAD/MEC denominado 'Escola que Protege'. O projeto será desenvolvido em momentos presenciais (seminários, aulas teórico-práticas, oficinas de trabalho, reuniões, atividades de socialização, culminância) e momentos semi-presenciais com estudos dirigidos.

Pretende-se, ao final do projeto: a. a articulação dos membros dos sistemas de sensino com a rede de proteção integral a criança e adolescente; b. a sensibilização dos/as participantes que fazem parte da rede; c. o desenvolvimento de ações educativas nos momentos de socialização com a comunidade escolar das reflexões e conteúdos trabalhados no decorrer das capacitações; d. a realização de propostas pedagógicas que visam refletir sobre o papel da escola no rompimento do círculo de violências tanto daquelas que ocorrem nas famílias como as que são produzidas na e pela própria escola; e. o reconhecimento de indicadores de violências em crianças e adolescentes e a tomada de atitude de denúncia e notificação para os órgãos competentes; f. a produção de ações educativas visando o protagonismo infanto-juvenil nas escolas.Trata-se de projeto de extensão que visa capacitar profissionais de educação e os/as que atuam na rede de proteção aos direitos de crianças e adolescentes nos municípios de Campo Grande, Paranaíba e Ponta Porã. Faz parte de projeto mais amplo coordenado pela SECAD/MEC denominado 'Escola que Protege'.

O projeto será desenvolvido em momentos presenciais (seminários, aulas teórico-práticas, oficinas de trabalho, reuniões, atividades de socialização, culminância) e momentos semi-presenciais com estudos dirigidos. Pretende-se, ao final do projeto: a. a articulação dos membros dos sistemas de sensino com a rede de proteção integral a criança e adolescente; b. a sensibilização dos/as participantes que fazem parte da rede; c. o desenvolvimento de ações educativas nos momentos de socialização com a comunidade escolar das reflexões e conteúdos trabalhados no decorrer das capacitações; d. a realização de propostas pedagógicas que visam refletir sobre o papel da escola no rompimento do círculo de violências tanto daquelas que ocorrem nas famílias como as que são produzidas na e pela própria escola; e. o reconhecimento de indicadores de violências em crianças e adolescentes e a tomada de atitude de denúncia e notificação para os órgãos competentes; f. a produção de ações educativas visando o protagonismo infanto-juvenil nas escolas.

LEDES.NET

© CopyRight 2011 ¤ Programa Escola de Conselhos
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ¤ Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis
Cidade Universitária ¤ Caixa Postal 549 ¤ CEP 79070-900 ¤ Campo Grande, MS - Brasil
Telefone/Fax: 67 3345-7724 ¤ escoladeconselhos@ufms.br